Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto baseia-se na adaptação de um conjunto de edifícios no centro histórico de Torres Vedras, com o intuito de acomodar um centro de artes inovador dedicado à música, à performance, a novos meios de comunicação e às artes visuais – a sede da Transforma.
Não só as ambições da instituição, como também a vontade de integrar e reabilitar o conjunto urbano, que inclui um pequeno complexo habitacional com uma rua associada, determinaram que a intervenção devesse explorar a ambiguidade entre público e privado. Enquanto a cafetaria no piso inferior potencialmente se expande para a praça adjacente, através da entrada principal, um novo percurso urbano amplia o largo existe, permitindo assim conectar diferentes níveis da Cidade. Este percurso oferece diversas experiências espaciais, incluindo a possibilidade de uma passagem pública. A partir dessa ligação é possível aceder ao auditório multifuncional, com forma mais orgânica, constituindo o núcleo central do projeto.
Em geral, enquanto as fachadas de carácter público são pouco alteradas, os novos “organismos interiores” emergem da estrutura original, como um conjunto de volumes e “cápsulas” conectadas às novas funções e aos novos usos.
No interior, a utilização de diferentes cores permite caracterizar e conferir identidade às “cápsulas” - um processo fundamental na afirmação da sua presença e do seu carácter excepcional.